Um local de trabalho com problemas de uso de substâncias não é apenas um espaço inseguro. Também é prejudicial à saúde e ineficiente. O uso de drogas e álcool no local de trabalho custa às empresas ao redor do mundo bilhões de dólares todos os anos, geralmente na forma de acidentes. Os funcionários que usam drogas ou álcool têm maior probabilidade de mudar de emprego com frequência, faltar ao trabalho, ser menos produtivos e se envolver em acidentes.
Se você acha que não há uso de substâncias em seu local de trabalho, pense novamente. Três quartos das pessoas com transtorno do uso de álcool ou drogas estão empregadas, então é altamente provável que alguém tenha problemas com o vício no seu trabalho. Pequenas empresas com menos de 25 funcionários têm duas vezes mais chances de ter trabalhadores que usam drogas ilegais.
Se você não tem certeza de como detectar o uso de drogas ou álcool no local de trabalho, pode começar procurando por estes sinais:
– Fadiga
– Explosões inesperadas de energia
– Paranoia
– Comportamento agressivo
– Fala lenta ou arrastada
– Ausências inexplicáveis frequentes
– Cheirando a álcool ou maconha
Os empregadores geralmente têm mais poder para fazer mudanças no local de trabalho. Se você é um empregador ou supervisor que deseja criar um local de trabalho livre de drogas, pode fazer a si mesmo algumas das seguintes perguntas.
– Que leis ou regulamentos uma pessoa está violando se usar drogas ou álcool no local de trabalho?
– Você consegue identificar quaisquer problemas atuais no local de trabalho que possam estar relacionados ao uso de substâncias, como acidentes, ausências ou produtividade lenta?
– Como você pode apoiar escolhas de estilo de vida saudáveis entre funcionários que atualmente não abusam de substâncias?
– Quais de seus funcionários são responsáveis por finanças ou documentos que devem ser mantidos em sigilo?
– Quais dos seus funcionários lidam com máquinas pesadas ou produtos químicos perigosos? Que outras preocupações de segurança você tem?
Passos ativos para um local de trabalho livre de drogas
Depois de concluir uma avaliação dos riscos atuais e das áreas de crescimento, você deve desenvolver um plano específico para reduzir os riscos de drogas e álcool no local de trabalho:
Criar uma política escrita – as diretrizes do local de trabalho devem delinear leis e regulamentos sobre o uso de drogas e álcool, mas também devem incluir as consequências da violação dessas leis e outras políticas do local de trabalho sobre o uso de drogas e álcool. Considere também adicionar informações sobre os recursos da comunidade para o uso de substâncias no manual do funcionário.
Dê treinamentos regulares – os treinamentos não devem apenas alertar contra os perigos do uso de drogas e álcool no local de trabalho. Eles também devem encorajar comportamentos saudáveis e formas de enfrentamento que não incluam o uso de substâncias. Considere como um programa de bem-estar pode beneficiar todos os funcionários e conectá-los aos recursos do local de trabalho e da comunidade.
Considere o teste de drogas – o teste de drogas pode impedir os funcionários de assumir riscos e ajudar a identificar os funcionários que precisam de ajuda. Ao considerar a implementação do teste de drogas, pergunte a si mesmo quem será testado, quais drogas serão testadas e como os testes serão administrados. Informe seus funcionários sobre esta política e trate a todos com justiça e igualdade no que diz respeito a testes de drogas.
Use um Programa de Assistência ao Funcionário – Esses programas oferecem psicoeducação, aconselhamento e outros recursos de bem-estar aos funcionários. A inscrição em um programa de assistência ao funcionário oferece uma oportunidade para os funcionários prevenirem e abordarem problemas com substâncias. A pesquisa mostrou que prevenir o uso de substâncias no local de trabalho é mais econômico e, ao demonstrar aos funcionários que uma organização prioriza sua saúde física e mental, você aumenta o nível geral de bem-estar no trabalho.
Indique tratamento, se necessário – Se após todos os passos anteriores, você perceber que ainda é preciso dar mais suporte ao seu funcionário, indique e incentive que ele busque o tratamento em uma clínica especializada, deixando-o saber que após o tratamento terá seu espaço na empresa preservado. Isto aumentará as chances de que ele aceite se tratar.
Se você não tem certeza de como começar, considere como os supervisores lidam atualmente com as questões de uso de substâncias em sua organização. Converse com outras organizações que você respeita sobre como lidam com o problema e pergunte quais recursos locais eles recomendam para lidar com o uso de substâncias. Além disso, não tenha medo de receber feedback de seus próprios funcionários. Considere realizar uma reunião ou receber feedback anônimo sobre a cultura da sua organização.
Se você suspeitar que um trabalhador luta com drogas ou álcool, acusá-lo apenas o deixará na defensiva. Em vez disso, converse com eles sobre seu desempenho no trabalho e como se comporta com os colegas. Acima de tudo, trate todos os funcionários com igualdade e justiça e siga as políticas que você definiu.
Pode ser um pouco trabalhoso, mas vale a pena o esforço em um local de trabalho sem drogas. Sua organização terá maior moral e produtividade, menos custos inesperados e menos rotatividade de funcionários. Os funcionários se sentirão mais saudáveis e felizes e todos serão beneficiados. Que passos você pode tomar para criar um ambiente de trabalho livre de drogas hoje?
Fonte: Psycom